Televendas: (11) 2388-8200

Precisa de ajuda? Buscar
Bag
Bag

Outubro Rosa: #PapodeAmiga com Tatiana Sabina Autoconhecimento do corpo como prevenção

24 Out

Continuando nossa campanha de Outubro Rosa, em que incentivamos o diálogo como forma de potencializar a prevenção do câncer de mama, lançamos o segundo episódio da série #PapoDeAmiga.

Criamos uma série documental no IGTV (Instagram TV) para contar histórias de mulheres que estão enfrentando ou já se curaram desse câncer, compartilhando suas experiências para que possamos entender melhor o assunto, saber como nos prevenir e apoiar ativamente nossas amigas. Quando damos voz a essas mulheres, estamos naturalizando esse tema tão importante e criando uma rede de apoio bem informada contra uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil e no

Mundo.

A Tatiana foi um dos encontros mais inspiradores que tivemos nos últimos tempos, ela está com câncer de mama em metástase (quando o câncer se espalha para outras partes do corpo pela corrente sanguínea, formando outros tumores além do câncer original). Foi lindo e muito enriquecedor nosso papo com ela, uma verdadeira fonte de aprendizado em como enfrentar uma questão tão difícil com tanta leveza e luz.


Ela compartilhou com a gente que, para apoiar ativamente uma amiga que está enfrentando o câncer de mama, mais que frases de suporte, devemos convidar a pessoa para um café, para um momento de diversão, proporcionando momentos para falar de outras questões. Achamos muito inspiradora essa dica, porque um #PapoDeAmiga realmente pode mudar tudo e todas nós precisamos desses momentos, e com alguém que está enfrentando a doença não é diferente, afinal, o tratamento emocional dos pacientes é tão importante quanto o tratamento médico.

Hoje com 40 anos, Tati realiza o tratamento não em busca de cura, mas de ter cada vez mais qualidade de vida. Aos 38, quando descobriu o câncer, havia apenas quatro meses que tinha realizado o exame de prevenção, o que nos leva a refletir a importância do autocuidado e do autoconhecimento do próprio corpo como ferramenta de prevenção.

Que os exames como a mamografia são fundamentais, a gente já sabe, mas nos conhecer é tão importante quanto. Se tocar, sentir cada pedacinho do nosso corpo, especialmente da mama, nos torna aptas a reconhecer qualquer sinal diferente que possa se manifestar. Quando descobertos no estágio inicial, o câncer de mama tem até 90% de chances de cura. Os números só aumentam e uma forma de mudar isso é criando uma nova relação com nosso corpo.


Uma dica de amiga é na hora do banho, de passar o sabonete, em vez de fazermos isso correndo, já pensando na próxima atividade que vamos realizar, parar e sentir nossa pele, tornando esse momento uma verdadeira oportunidade de nos cuidarmos também. Não precisa existir um protocolo para a “hora do autoexame”, cada mulher deve descobrir como encaixar isso na sua rotina da maneira mais efetiva, seja na hora de passar um creme hidratante, de se olhar no espelho ou de deitar na cama, o importante é dedicar esses minutinhos para a coisa mais importante do mundo: nossa saúde.

Dá o play e tenha a honra de se inspirar com essa mulher admirável:


*Conhecer seu corpo é muito importante mas não substitui o diálogo com seu médico, visite regularmente um ginecologista e faça seus exames.



você também vai gostar